Advocacia: 5 dicas para cobrar honorários e gerar lucro em escritórios.

Por Criar cartão     04/12/2020
Em

Uma das maiores dificuldades da área comercial dos escritórios de advocaria é a definição de honorários.

Identificar os valores que serão cobrados é uma tarefa que necessita atenção a detalhes e que deve considerar uma série de quesitos voltados ao caso, ao cliente e ao advogado.

Confira 5 dicas de como executar este processo de forma correta, garantindo a remuneração justa dos serviços e gerando lucro ao escritório.

1 - Busque referências de precificação local

As seccionais da OAB disponibilizam em seus sites uma tabela de base de honorários. Consulte as informações de sua localidade para entender os valores praticados para cada tipo de serviço.

2 - Entenda o caso e seus possíveis desdobramentos

Verifique quais serão as ações necessárias no decorrer do processo e qual o nível de complexidade que elas exigem. Identifique as chances de vitória e projete todos os prós e contras do processo. Quanto mais favorável para o cliente, melhor será para definir valores.

3 - Valorize o seu conhecimento

Especialistas garantem mais segurança ao cliente. Quanto maior a experiência do advogado em um tipo de caso, maior sua valorização de mercado. Considere este quesito no momento da precificação para que o conhecimento do profissional envolvido seja considerado.

4 - Faça comparativos

Muitas vezes, os casos dos clientes se assemelham a outros já finalizados. Utilize ações anteriores como base para identificar as etapas do caso e seguir uma linha de precificação.

5 - Negocie e especifique

Defina inicialmente com o cliente todos os valores que serão cobrados. Especifique todas as etapas do processo e qual será custo da prestação de serviços para cada uma delas. Negocie a porcentagem dos honorários com base no caso como um todo, sempre considerando a realidade do cliente.

Esteja preparado e transmita profissionalismo aos seus clientes. Na Criar Cartão você confere dicas semanais de carreira e negócios e ainda pode criar cartões de visitas únicos como você. São dezenas de modelos prontos para personalizar diretamente do seu navegador.

Confira: Cartões de Visita para Advogados.