O que é RGB, CMYK e qual é a diferença entre os dois

Por Criar cartão     13/12/2020
Em

Um assunto que causa várias dúvidas em clientes que não estão acostumados com gráficas são os diferentes esquemas de cores, você sabe diferenciar? Continue lendo esse artigo e aprenda tudo sobre.

RGB e CMYK são dois sistemas diferentes para representar cores. RGB serve para telas e displays, enquanto CMYK é utilizado para mistura de tinta, portanto smartphones e computadores utilizam o formato RGB para exibir informações enquanto as impressoras utilizam o formato CMYK.

O que é RGB

RGB é um acrônimo das palavras Red, Green, Blue (Vermelho, Verde e Azul). O funcionamento desse formato consiste na combinação das cores vermelho, verde e azul em diferentes níveis, a fim de se obter qualquer cor dentro do espectro de cores visíveis. A partir desse sistema, é possível representar um total de 16.777,216 cores.

Quando utilizar RGB

O formato RGB é indicado para projetos de design digitais, como: design de aplicativos, logos, ads, bem como artes para mídias sociais e vídeos.

Em quais formatos de arquivo utilizar o RGB?

  • JPG
  • PSD
  • PNG
  • GIF

O que é CMYK

CMYK é um acrônimo das palavras Cyan, Magenta, Yellow, Key/Black (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto). Uma impressora cria as imagens a partir da combinação das cores CMYK.

Quando utilizar CMYK

Em qualquer projeto que seja fisicamente impresso, como: cartão de visita, adesivos, flyers, banners, cartazes, pastas corporativas, envelopes, papel timbrado, dentre outros. A Criar cartão oferece todos esses produtos com frete grátis para todo Brasil e entrega em até 7 dias úteis.

Em quais formatos de arquivo utilizar o CMYK?

  • PDF
  • AI
  • EPS

Como converter de RGB para CMYK

Todos os editores de imagens modernos possuem uma opção para converter o esquema de cores de RGB para CMYK. A seguir, listamos alguns tutoriais dos principais editores:

Photoshop

Corel Draw

Illustrator

InDesign

Considerações finais

Agora que você já sabe o que é RGB e CMYK, nós gostaríamos de informar que ao criar um cartão de visita a partir dos nossos modelos, você tem a opção de adquirir a arte em formato digital no formato PDF/X-1a CMYK para imprimir em qualquer gráfica de sua preferência ou imprimir conosco e receber em até 7 dias úteis com frete gratuito :)