Verniz UV Localizado: O que é? Como aplicar em meu impresso?

Para deixar seu impresso com um toque mais refinado, uma excelente alternativa é a aplicação do verniz localizado. Descubra neste artigo tudo o que você precisa saber sobre esta opção de acabamento.

O Verniz UV localizado é um tipo de acabamento aplicado em materiais impressos que agrega um toque mais profissional e sofisticado. É chamado de localizado, pois é aplicado somente em partes específicas do material, através de uma máscara de verniz. Seu uso mais comum se dá em cartões de visita.

Além dos cartões de visita, pode-se aplicar o verniz localizado em outros tipos de materiais, como embalagens, tags, pastas, e outros produtos que sejam impressos em gramaturas maiores. Continue lendo para saber mais sobre este acabamento.

Verniz UV local: O que é e como é utilizado

O verniz localizado é um dos acabamentos mais utilizados em cartões de visita, devido ao toque refinado que proporciona, dando destaque em regiões específicas do impresso através de uma camada fina de verniz aplicado com um processo que utiliza luz ultravioleta (por isso o nome UV).

Verniz UV local: O que é e como é utilizado

Existem outros tipos de verniz, porém o verniz UV é o mais comum em materiais impressos, pois dá o melhor resultado, proporcionando maior brilho.

O verniz geralmente é aplicado em logotipos, imagens e textos de destaque como número de telefone, endereço, etc.

Diferença entre UV local e UV total

Além do verniz localizado, outra opção bastante popular nas gráficas é o verniz UV total. A diferença é que o acabamento em verniz total é aplicado em toda a superfície do material impresso, e não em regiões específicas, como no logotipo, letras, etc. como no caso do verniz localizado. O resultado é um efeito brilhante em toda a arte do cartão de visita.

A Criar cartão oferece para todas as artes do site a opção de imprimir com verniz UV total frente, ou seja, o verniz é aplicado em toda a superfície na frente do cartão, deixando o verso fosco.

Consigo utilizar caneta no verniz?

Outra dúvida bastante recorrente é se é possível escrever em cima do verniz, e a resposta é não. Em geral, a maioria das canetas não vai funcionar em cima do verniz, seja o total ou o localizado, portanto, se você deseja um espaço para escrever, assinar, ou carimbar, não é recomendado a aplicação do verniz neste espaço. A aplicação em UV total frente deixa o verso livre para uso de caneta.

O que quer dizer laminação + UV localizado?

É comum encontrar nas gráficas a opção de fazer laminação fosca + verniz localizado. Neste caso, é aplicado uma película fosca no papel juntamente com o verniz UV localizado.

A laminação fosca dá um toque mais macio e resistente ao material, enquanto o verniz traz um toque mais sofisticado, destacando detalhes específicos da arte.

Vantagens do verniz localizado

O acabamento em verniz localizado traz um ar mais profissional ao seu impresso, destacando detalhes da arte. Também traz uma nitidez maior nas cores onde é aplicado e torna o material mais resistente ao calor e à umidade.

Em que materiais posso aplicar o UV localizado?

Recomendamos a aplicação do verniz localizado em cartões de visita, tags, pastas, flyers, rótulos, e qualquer outro tipo de material que exija um toque de sofisticação.

Em geral, o verniz pode ser aplicado em papéis com gramaturas de 250g ou superior e impressos em PVC.

Como aplicar o verniz UV local?

Para ter seus impressos com verniz localizado é bastante simples, você vai precisar do arquivo da sua arte em alta resolução e de um arquivo adicional chamado de máscara de verniz, que indica onde o verniz deve ser aplicado.

Na Criar cartão, nós oferecemos verniz localizado e você pode indicar através do nosso editor de design onde quer que o verniz seja aplicado, sem precisar se preocupar em gerar arquivos, etc. Caso queira saber mais, faça um orçamento online.

Como fazer a máscara de verniz localizado?

A maioria das gráficas exige um arquivo chamado de máscara de verniz localizado, que indica onde o verniz será aplicado.

Para criar este arquivo, você precisa ter como base a sua arte original a ser impressa. Confira os gabaritos da gráfica de sua escolha para saber os tamanhos aceitos para impressão.

Para criar a máscara, tenha a arte original em mãos e planeje onde deseja aplicar o verniz. Em geral, a recomendação é aplicar em logotipos, textos de contato, imagens, etc. Mas você também pode criar padrões no verniz que não existem na arte original.

As regiões em verniz deverão ser pintadas de preto (100% canal K no padrão CMYK), e o restante da arte deve estar na cor branco.

Na hora de salvar o arquivo, certifique-se de exportar utilizando o sistema de cores CMYK, que é o formato correto para materiais impressos. O formato a ser salvo vai depender da gráfica da sua escolha, mas em geral o formato PDF x1/a é universalmente aceito.

Na Criar cartão você não precisa se preocupar com isso, e pode fazer sua arte 100% online utilizando nossos modelos e um editor super fácil de usar.

Confira o vídeo abaixo para mais informações sobre como preparar seus arquivos para impressão em UV local: