Qual a gramatura ideal para imprimir Cartão de Visita?

Ao solicitar a impressão de um material gráfico, nos deparamos com diversas escolhas como qual o tipo de papel a ser utilizado e qual a gramatura. Esses assuntos podem ser confusos para quem não é do meio, e para isso, criamos esse artigo.

A gramatura do papel nada mais é do que a densidade do papel (g/m²). Quanto maior a gramatura por metro quadrado (g/m²), mais pesado e mais resistente é o papel. Por isso, a gramatura ideal para imprimir cartão de visita é de 300g, pois essa medida confere maior resistência e durabilidade ao material impresso.

Como você deve imaginar, outros tipos de materiais possuem requisitos diferentes. A escolha correta do tipo de papel e da gramatura podem mudar dramaticamente o resultado da impressão. Ter uma boa noção das características de cada papel e seu peso é fundamental para evitar problemas na hora de produzir seu impresso, principalmente ao solicitar em gráficas online. A seguir, iremos listar para você algumas referências:

Principais gramaturas e suas utilizações

  • 35-55g: esse tipo de papel é muito fino, oferece baixa resistência e durabilidade. É normalmente utilizado para produção de jornais, blocos de notas fiscais e bobinas de máquinas de cartão.
  • 90g: a folha de papel sulfite que utilizamos normalmente possui essa gramatura. Por conta disso, é a opção ideal para papéis timbrados, receituários, blocos de anotações e até mesmo envelopes. Esses materiais também podem ser produzidos em papel 75g.
  • 115-120g: sendo um pouco mais espessa do que uma folha comum, papéis com 115g/m² podem ser utilizados para produção de flyers, folhetos, cartazes e banners. A grande vantagem é o baixo custo, contudo, o material certamente não terá uma boa durabilidade. Também é comum encontrarmos folhas A4 de 115g.
  • 150g: a aplicação de papéis de 150g é comum em folhas de revistas de alto padrão. As aplicações mais comuns são as mesmas do 115g, contudo, por ser em torno de 30% mais pesado, o impresso terá maior durabilidade, resistência e qualidade.
  • 250-350g: esse é o peso ideal para se trabalhar com materiais onde uma maior resistência é exigida. É ideal para confecção de cartão de visitas, marcadores de página, convites, cartazes e pastas corporativas, por oferecer uma sensação de maior sofisticação.
  • Mais de 350g: esse tipo de papel é destinado a um tipo de aplicação muito específica, como no caso da impressão Fine Art.

Diferença entre gramatura e espessura

A gramatura do papel equivale à densidade do mesmo (g/m²), enquanto a espessura refere-se à distância entre as duas faces do papel (expressa em micras). Diferentes tipos de papel apresentam espessuras diferentes, pois as mesmas são determinadas pelo nível de compressão das fibras das folhas. Por conta disso, papéis de tipos e marcas distintas podem aparentar ter uma gramatura diferente.

Como descobrir a gramatura de um papel

A maneira mais direta é utilizar um tipo de balança específico para pesar o papel. Contudo, tendo em mãos uma balança digital com uma boa precisão, basta dividir o peso do papel pela área (largura x altura) e realizar o cálculo de conversão de medidas, para transformar de kg/cm² para g/m².

Utilize o bom senso e opte pelo melhor custo-benefício

Ao escolher o papel ideal para imprimir o seu material, leve sempre em conta a durabilidade que o seu impresso terá. Um folheto com propaganda política não precisa durar mais do que algumas semanas até a eleição, por conta disso, o melhor custo benefício estaria em papéis entre 115g-120g.

Já um cartão de visita impresso em papel com menor gramatura certamente terá menor durabilidade e estará mais propenso a ser jogado fora, além de transmitir uma sensação de menor profissionalismo. Por conta disso, ao fazer cartão de visita, opte sempre por uma gramatura maior.

Agora que você já aprendeu as principais diferenças entre as diversas gramaturas de papel disponíveis, que tal dar uma olhada em nossos Modelos de Cartão de Visita? Você pode personalizá-los facilmente a partir do nosso editor e receber em sua casa em até 7 dias úteis com frete gratuito para todo o Brasil.