Tudo sobre Sangria, Marca de corte e Margem de Segurança

Por Criar cartão     12/12/2020
Em

Sangria, marca de corte, margem de segurança? Ao trabalhar com materiais gráficos, você com certeza já se deparou com algum desses termos. Tire todas as suas dúvidas neste artigo.

Sangria, marca de corte e margem de segurança são nomenclaturas muito utilizadas em gabaritos de materiais impressos. A marcação de sangria indica uma área extra, que não estará presente no impresso final. A marca de corte denota os limites da faca, e a margem de segurança serve para ajudar a preservar itens importantes da arte.

Continue lendo para entender mais a fundo essas três diferentes marcações.

Para que servem as marcações no gabarito do design

As marcações de sangria, corte, segurança e dobra, são usadas por profissionais de design para delimitar o posicionamento da arte e garantir uma impressão sem erros.

Em geral, deve-se procurar saber quais marcações a gráfica exige na arte a ser impressa. Em geral, margens de segurança e sangria nunca são enviadas no arquivo final para impressão. Elas são usadas apenas para delimitar os limites da arte no processo de criação, geralmente usando-se de réguas ou linhas específicas para esse tipo de marcação em softwares como Illustrator, Corel Draw, entre outros. Se as marcações foram feitas em camadas presentes no design, elas podem acabar sendo impressas indesejavelmente.

Para que servem as marcações no gabarito do design

Sangria

A sangria é uma marcação que vai além dos limites de corte do design, e recebe esse nome porque é a parte que sofre o corte e irá "sangrar". O tamanho padrão da sangria é de 3mm no Brasil.

Mas por que existe tal marcação? Você deve estar se perguntando. A sangria existe porque o processo de corte é imperfeito e quase sempre sofre uma variação: em geral, de 1mm à 3mm. Portanto, a sangria é muito importante para que a arte continue após o corte e não resulte em margens brancas, caso que ocorreria se a arte terminasse exatamente na marcação de corte.

Marca de corte

Como o nome já diz, a marca de corte delimita onde a faca idealmente deve ser aplicada. Esta marcação pode ser opcional, dependendo da gráfica e do material a ser impresso, mas na maioria dos casos, como cartões de visita e flyers, as marcas de corte não são necessárias no design.

Já para adesivos e outros itens de facas especiais, a marcação de corte é exigida. Na Criar.io, também oferecemos esses produtos com as facas já embutidas em nosso editor online.

Margem de segurança

A margem de segurança é talvez a marcação mais importante em sua arte, pois delimita a posição de todos os elementos da arte que não podem ser refilados (cortados).

Muitas pessoas acabam confundindo margem de segurança com marca de corte, e quando recebem o material, se surpreendem com margens brancas indesejadas. Isso porque o corte não acontece na margem de segurança, mas ela serve para indicar que tudo o que estiver dentro não deve ser cortado. Porém, as cores e o fundo do design devem sempre extrapolar a margem de segurança para que não sobrem essas bordas brancas indesejadas.

No editor online da Criar cartão, por motivos de simplicidade, a única marcação que temos é uma margem de segurança pontilhada, e sempre que nossos clientes compram alguma arte conosco, nossa equipe faz uma revisão para evitar problemas como borda branca ou corte de itens importantes para fora da margem de segurança.

Marca de dobra ou vinco

Outra marcação muito comum em materiais como folders, pastas e embalagens é a marca de dobra ou vinco. A diferença entre dobra e vinco, é que no vinco é feita apenas a marcação da dobra, porém o material não é de fato dobrado, enquanto que na dobra, o material vem dobrado.

Essa marcação serve para delimitar dobra ou vinco, e sempre é acompanhada de uma nova margem de segurança ao redor, para que os elementos importantes da arte não sejam distorcidos ou ocultados com a dobra.