Você sabe o que é Serigrafia? Saiba tudo sobre essa técnica

Por Criar cartão     13/12/2020
Em

Existem vários processos diferentes de impressão na indústria gráfica como offset, tipografia, hot-stamp, impressão digital e serigrafia. E é sobre esse último processo que nós iremos nos concentrar nesse artigo.

A serigrafia, também chamada de Silk Screen, é uma das técnicas mais famosas no mercado para imprimir imagens em diferentes tipos de material. Em termos simples, consiste em transferir uma arte estampada para uma superfície utilizando uma tela de malha, tinta e um rodo.

Essa técnica de impressão possui diversas qualidades positivas que justificam a sua popularidade. Uma delas é a capacidade de produzir cores vívidas, mesmo em tecidos ou materiais mais escuros.

Outra vantagem da serigrafia é a enorme variedade de materiais que podem ser estampados através desse método. Embora seja normalmente utilizada em tecidos e papéis, a técnica pode ser aplicada em diversos outros materiais como: madeira, metal, plástico e vidro.

Como o processo de produção é facilmente replicável, essa é a técnica favorita para produtos que precisam ser reproduzidos em larga escala. Esse é o motivo pelo qual camisetas de times de futebol, por exemplo, são estampadas predominantemente através da serigrafia. Contudo, o que não faltam são exemplos no mercado de produtos que são serigrafados: bonés, camisetas, rótulos, embalagens de produtos, canetas, copos plásticos e muitos outros.

Uma preocupação bastante recorrente quando se fala em itens de vestuário é com relação a qualidade da impressão após lavagens. Quando a técnica é aplicada corretamente por um profissional treinado que respeita as orientações do fabricante, o artefato produzido pode ser lavado normalmente sem que a impressão seja danificada. A temperatura e tempo de secagem variam de acordo com a tinta e o material utilizado.

Como funciona o processo de serigrafia

Existem diferentes formas de aplicar a serigrafia, mas todas elas envolvem o mesmo conceito fundamental: o vazamento de tinta através da pressão em uma tela previamente preparada para a superfície desejada. O método comercial mais popular de serigrafia utiliza uma emulsão fotossensível para criar um estêncil personalizado, pois, essa técnica permite a impressão de artes com maior nível de detalhes.

Listamos abaixo as 6 etapas da técnica citada acima:

1. A arte é definida e revisada

Para iniciar, o serigrafista irá revisar a arte que será reproduzida no produto final e imprimi-la em um filme fotográfico (similares aos utilizados em câmeras fotográficas analógicas).

2. A tela é preparada

Uma tela de malha deve ser escolhida de acordo com a complexidade da arte a ser impressa, bem como a textura do material a ser utilizada. Após escolhida, a tela é revestida com uma camada de emulsão para serigrafia fotossensível .

3. A arte é passada para a tela através da exposição à luz

O filme fotográfico contendo a arte desejada é posicionado sobre a tela preparada no passo anterior, e tudo é exposto a uma luz muito brilhante. A luz endurece a emulsão, então as partes da tela que estão cobertas pela arte permanecem em sua forma líquida.

Artes que possuem mais de uma cor necessitam de diferentes telas para aplicar cada camada de tinta. Por isso, para trabalhar com produtos de várias cores, é necessário que o serigrafista seja bastante habilidoso na hora de projetar cada estêncil e, posteriormente, alinhá-los de forma que o produto final fique perfeito.

4. A emulsão é lavada

Após o processo anterior, as áreas da tela que não foram cobertas pela arte estarão duras. Qualquer parte mole da emulsão será enxaguada, a fim de se obter uma impressão limpa da arte. A tela então é secada e o serigrafista faz os retoques finais para garantir a maior fidelidade da arte possível.

5. O produto é preparado para impressão

A tela é posicionada na prensa de impressão. O produto que receberá a impressão é posicionado sobre um quadro, abaixo da tela. Existem diferentes tipos de prensa, das manuais as mais modernas, que utilizam rolos de compressão automatizados e também podem suportar a aplicação de telas sucessivamente em casos de impressões multicoloridas.

6. A tinta é pressionada através da tela no produto final

A tela é abaixada até o quadro de impressão. A tinta é adicionada até o topo da tela, e então um rodo é utilizado para empurrar a tinta por todo o comprimento. Com isso, a tinta é pressionada através das áreas abertas no estêncil, fazendo com que a arte seja impressa no produto final.

Após esse processo, o produto final é secado, verificado e está pronto para o uso.

Aplicação de serigrafia no cartão de visita

Um acabamento que certamente confere muita elegância a um cartão de visita é o verniz localizado.

Após receber a aplicação de uma película plástica fosca (chamada de laminação fosca), podemos deixar alguns itens do cartão de visita brilhantes através da serigrafia. Esse acabamento é popularmente chamado de verniz localizado.

A Criar cartão oferece esse acabamento e imprime seus cartões de visita com frete gratuito e entrega em até 7 dias úteis para todo o país.

Origem da serigrafia

A serigrafia tem uma origem bem antiga. Uma versão antecessora dessa técnica foi criada na China por volta de 950 d.c, utilizada para imprimir padrões em tecidos. Muitos anos depois, os japoneses adotaram a prática de transferir artes para papéis e tecidos, utilizando uma escova rígida para pressionar a tinta sobre uma tela.

A técnica de pintura de telas chegou na Europa por volta do século 18, mas a moda demorou a pegar por conta dos altos custos das telas de seda até o momento. Contudo, conforme a matéria prima foi diminuindo o valor, a técnica de serigrafia foi ganhando cada vez mais popularidade e se tornando um modo bastante lucrativo para imprimir em tecidos. No século 20, foi desenvolvido a técnica de emulsão fotossensível, permitindo com que os artesãos pudessem criar artes cada vez mais ricas em detalhes.